sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Linha Dura.

Os oficiais que lideraram o golpe de 1964 e permaneceram 21 anos no poder, justificaram  o regime militar como medida adequada para solucionar as crises de instabilidade governamental do período democrático-populista.
O governo Médici foi o auge da repressão mas também o auge da resistência. Médici era conhecido como general linha dura.
O aspecto mais desumano e cruel da repressão policial-militar foi o emprego da tortura como método pra eliminar e neutralizar qualquer forma de oposição e subversão ao governo dos generais. Diversos instrumentos e técnicas de castigos corporais e psicológicos faziam parte dos métodos de ação dos agentes dos órgãos de repressão.
Os governos militares negavam categoricamente a prática da tortura, mas ela era sistematicamente utilizada como método pra extrair confissões dos acusados ou suspeitos de subversão.
A tortura foi institucionalizada no Brasil pela ditadura militar. Era uma prática revestida de grande sofisticação. Existiam instalações e equipamentos apropriados pra esse fim, além de pessoal rigorosamente treinado que aplicava a tortura. Foi justamente durante o governo Médici que foram registrados os maiores índices de emprego da tortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário