sábado, 10 de novembro de 2012

Grupo Tortura Nunca Mais.

O Grupo Tortura Nunca Mais foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que viveram situações de tortura durante o regime militar e por familiares de mortos e desaparecidos políticos e se tornou através de lutas em defesa dos direitos humanos de que tem participado e desenvolvido uma referência importante no cenário nacional. Já que o regime contribuiu decisivamente para o esgarçamento e a deterioração de valores éticos, o Grupo se constituiu em torno do resgate de valores, da dignidade, da defesa e dos direitos da cidadania. Com isso, tem assumido um compromisso na luta pelos direitos humanos, pelo esclarecimento das circunstâncias de morte e desaparecimento de militantes políticos, pelo resgate da memória histórica, pelo afastamento imediato de cargos públicos das pessoas envolvidas com a tortura, pela formação de uma consciência ética, convicto de que estas são condições indispensáveis na luta hoje contra a impunidade e pela justiça.
O Grupo tem denunciado antigos e novos casos de tortura, exigindo punição para aqueles que violam os direitos humanos, através de notas na mídia, entrevistas, atos públicos, seminários e outras atividades. O Grupo conseguiu também que torturadores foram afastados de cargos públicos, profissionais de saúde no Rio de Janeiro e São Paulo que colaboraram com práticas de tortura, como médicos que emitiram laudos falsos, tiveram seus registros cassados e foram impedidos de exercer suas atividades profissionais.

Os principais objetivos do Grupo são:

- lutar contra toda e qualquer violação dos direitos humanos
- dar apoio e solidariedade as pessoas que lutam pela causa dos direitos humanos no mundo
- intercambiar experiências e informações com entidades de direitos humanos nacionais e internacionais
- dar assistência a pessoas atingidas pela violência organizada
- trazer a história de nosso país durante o período de ditadura, esclarecendo as circunstâncias das prisões, torturas, mortes e desaparecimentos ocorridos naquele período.

Tudo isso e fora os nomes dos desaparecidos na ditadura militar e mais informações encontramos no site do grupo: http://www.torturanuncamais-rj.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário