quarta-feira, 17 de outubro de 2012

BRASIL: NUNCA MAIS

A seguir, irei escrever um trecho do livro Brasil: nunca mais, em que o autor denunciou os crimes praticados por integrantes dos órgãos de segurança a serviço dos governos militares:

 Diz o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada pelo Brasil, que " ninguém será submetido à tortura ou castigo cruel, desumano ou degradante".
 Em 20 anos de regime militar, esse princípio foi ignorado pelas autoridades brasileiras. A pesquisa do projeto " Brasil: nunca mais" (1964-1979) mostrou quase uma centena de modos diferentes de tortura mediante agressão física, pressão psicológica e utilização dos mais variados instrumentos, aplicados aos presos políticos brasileiros. Instrumentos de tortura como o "pau de arara", o choque elétrico, o " afogamento", a "geladeira", a " cadeira do dragão", o uso de produtos químicos etc.
 Durante a ditadura militar, a tortura foi utilizada em pessoas de todas as idades, sexo ou situação física psicológica. Assim, crianças foram sacrificadas diante dos pais, mulheres grávidas tiveram seus filhos abortados, esposas sofreram para incriminar seus maridos.
 O emprego da tortura foi peça essencial da engrenagem repressiva posta em movimento pelo regime militar que se implantou em 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário